Que delícia de Livro!




http://images.livrariasaraiva.com.br/imagem/imagem.dll?pro_id=2878816&L=500&A=-1&PIM_Id=
Preço estimado em R$38,00 na Saraiva - www.livrariasaraiva.com.br



    Brigadeiro é um doce genuinamente brasileiro. Surgiu na década de 1940, na campanha eleitoral do brigadeiro Eduardo Gomes, candidato à presidência da República. Sem nome na época, o doce de chocolate era coberto por uma fina camada de açúcar e acabou sendo batizado com o nome da condecoração do candidato. Recheado de histórias, curiosidades e lembranças da infância, O livro do brigadeiro traz também receitas inéditas do ateliê Maria Brigadeiro, como o crepe de brigadeiro e o bolinho de chuva com calda de brigadeiro, dicas de como preparar o tradicional doce, a importância dos ingredientes e dos utensílios usados no preparo, a harmonização com vinhos e até a montagem da mesa para festas. Ricamente ilustrado, este livro de estreia da doceira Juliana Motter, além de ser o único que fala sobre o tema, mostra que o popular docinho guarda muito mais segredos do que se imagina.




    Juliana Motter, formada em Jornalismo e gastronomia, era editora de uma revista feminina quando uma simples festa infantil mudou sua vida. após o convite de uma amiga para ajudar na festa infantil de seu filho, Juliana confeccionou cinco diferentes versões de brigadeiro que fizeram o maior sucesso na festa, quando a quinta pessoa perguntou se ela aceitava encomenda, a jornalista brincando, confirmou. Surge então sua primeira encomenda: 1000 docinhos com prazo de entrega de uma semana. Juliana ficou com vergonha de dizer que era tudo brincadeira e aceitou o desafio. Desde então os pedidos se multiplicaram. “As pessoas acharam que eu era maluca por decidir largar um emprego que havia acabado de ser promovida para fazer brigadeiros”,relembra.

   O Brigadeiro de Juliana faz parte de uma receita de família que usa chocolate ao invés de achocolatado e manteiga no lugar da tão usada margarina, o confeito também é diferenciado,dando preferência a lascas de chocolate no lugar do tradicional granulado, além é claro, do leite condensado que é artesanal.  Juliana transformou o docinho de festas infantis em presente de luxo, quase uma joia. 

    Surge então o Ateliê Maria Brigadeiro com brigadeiros Gurmet, com mais 30 variedades de brigadeiros, divididos em clássicos, exóticos, vintage, castanhas, brasileiros e etílicos. Acese o site e faça sua encomendas, Visitas com hora marcada Tel.: (11) 3085-3687/8381-6440.







Agora para matar a vontade, uma receita exclusiva do livro:

Bolo brigadeiro
 Rende: 8 porções

Ingredientes
:: 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
:: 2 xícaras (chá) de açúcar
:: 1 xícara (chá) de chocolate em pó
:: 1 colher (sopa) de fermento em pó

:: 1 pitada de sal
:: 3 ovos
:: 1 xícara (chá) de manteiga sem sal
:: 1 xícara (chá) de água fervente


Ingredientes da cobertura
:: 2 receitas de brigadeiro (preparadas conforme instruções abaixo)
:: raspas de chocolate (para confeitar)
:: 1 lata de creme de leite


Modo de fazer:

Em uma vasilha grande, de metal ou louça, coloque os ingredientes secos do bolo: a farinha de trigo, o açúcar, o chocolate em pó, o fermento em pó e o sal. Faça um buraco no meio e junte os ingredientes líquidos (ou quase): os ovos, a manteiga derretida e a água. Bata imediatamente na batedeira (para não cozinhar os ovos) até a massa ficar bem homogênea (aproximadamente 5 minutos, na velocidade máxima). Despeje-a em uma forma untada com manteiga e enfarinhada, assando em forno médio (180 graus), preaquecido, por 35 minutos ou até que o bolo esteja assado. Teste com o palito. Prepare a cobertura: faça o brigadeiro e, quando estiver no ponto, acrescente a lata de creme de leite e continue mexendo por mais 5 minutos. Apague o fogo. Corte a massa do bolo ao meio, no sentido horizontal, recheie e cubra com o brigadeiro morno e decore com as raspas de chocolate.



Gostaram? Alguém tem alguma receita gostosa ou diferente de brigadeiro para compartilhar?

Bjocas

 

0 comentários:

Postar um comentário